(61) 2196-7841
CONFIRA ULTIMAS NOTÍCIAS DO

NOSSO BLOG

Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica foi tema de palestra para colaboradores do HMA

Treinamentos são uma constante para que os profissionais atendam a comunidade de forma ainda mais especializada

Nos dias 16 e 17, a sala de reuniões do HMA recebeu a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Thaina Borges Leal, para falar sobre a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica.

Os presentes aprenderam sobre as principais medidas de prevenção, a importância de higienizar as mãos seguindo a técnica correta, a manter o paciente em decúbito elevado, além de várias outras orientações.

De acordo com a palestrante, o hospital atende vários pacientes críticos que necessitam de ventilação mecânica para sobreviver. “A palestra visou conscientizar e mostrar para os profissionais quais as atitudes que podemos adotar para evitar que o paciente adquira uma pneumonia”, pontuou.

Especialização

A fisioterapeuta Maria Marta Resende Lima, que atende diretamente esse tipo de paciente, ressaltou a importância da instrução, pois aumenta a qualidade do atendimento e diminui os riscos para o paciente.

“A palestrante trouxe atualizações importantes sobre o tema, e agora é colocar em prática para elevar ainda mais a qualidade do serviço que a unidade hospitalar oferece”, disse.

Cristiana Alves Nogueira de Jesus, enfermeira, destacou a informação que mais chamou sua atenção na palestra, os cinco momentos da lavagem das mãos.

“É um ato simples que minimiza bastante os índices de infecção. Essas orientações vão ajudar os profissionais a terem mais cautela e paciência ao prestar os cuidados e procedimentos com esse paciente, já que, ao higienizar bem as mãos, usar as técnicas assépticas e não deixar contaminar, diminui-se o risco de infecção, principalmente a pneumonia”, finalizou Cristiana.

Qualificação constante

Os colaboradores do Hospital Municipal de Araguaína – HMA frequentemente participam de capacitações promovidas pelo Instituto Saúde e Cidadania – ISAC. O objetivo é especializar ainda mais o atendimento e oferecer o melhor serviço de saúde para a comunidade.

“Desenvolver habilidades e competências dos profissionais tendo como foco a excelência do atendimento é um dos nossos objetivos, destacando a importância dos treinamentos regulares na manutenção da qualidade da assistência em serviços de saúde”, explicou a analista do Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPS, Síntia Barros.

Equipe ISAC

Autor

view all posts