Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Novembro Azul: campanha combate o preconceito e incentiva o autocuidado

Getting your Trinity Audio player ready...

Mulheres trans, travestis e pessoas não binárias também devem fazer o exame de próstata

 Os homens são a minoria entre os que procuram atendimento nas unidades de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 40% dos adultos com até 39 anos só buscam ajuda quando passam mal. Esse percentual cai para 20% quando se trata de homens acima de 40 anos. 

Os dados preocupam os especialistas, uma vez que o diagnóstico precoce faz toda diferença nas chances de cura de doenças graves, como o câncer de próstata.

 Saúde para todos

Para ajudar a combater o preconceito e mostrar que cuidar de si é natural e necessário, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania realiza neste mês a campanha Novembro Azul. As ações acontecerão em todas as unidades de saúde que a organização social gerencia no país. 

Com o mote “Escolhendo o hoje para viver o amanhã!”, a iniciativa faz parte das ações do Movimento pela Vida, programa criado pelo ISAC para sensibilizar a população, especialmente as comunidades onde ele está inserido. O programa busca disseminar conteúdos e engajar pessoas na prevenção em saúde.

A mobilização também chama a atenção para que mulheres transgênero, travestis e pessoas não binárias procurem os serviços de saúde para consultas e exames relacionados à próstata.

“O preconceito, a vergonha e o medo de ir até uma unidade de saúde também afetam a vida das mulheres trans, dos travestis e das pessoas não binárias. Por isso, é importante sensibilizar e incentivar esse público para a prática do autocuidado. Mesmo aquelas mulheres transgênero que já fizeram a cirurgia de adequação de gênero também devem seguir um plano de acompanhamento periódico para o exame da próstata”, explica Paula Souza, coordenadora de Assistência do Multicentro de Saúde Carlos Gomes.

Alagoas

Em Maceió, o ISAC orientou os colaboradores da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra na última quinta-feira, 04/11, quando foi realizada uma palestra sobre o câncer de próstata, cuidados, sintomas e tratamento da doença. Durante a programação teve um momento de descontração com jogos de videogame.

Até o final de novembro, a UPA realizará outras ações sobre o tema a cada quinta-feira. Nesta semana, no dia 11/11, o enfermeiro Lázaro Betel fará um bate-papo sobre saúde do homem. No dia 18/11 haverá uma nova roda de conversa e, no dia 25/11, um jantar de gala para homens encerrará a programação. 

Já em Rio Largo, no dia 22/11, o Hospital Professor Ib Gatto Falcão fará uma palestra sobre prevenção do câncer de próstata. A unidade também ofertará neste mês consulta com urologista para os colaboradores.

Tocantins

Em Araguaína, a UPA Anatólio Dias Carneiro e o HMA – Hospital Municipal de Araguaína também participarão da campanha Novembro Azul. A UPA fará as ações nos dias 25 e 26/11: uma roda de conversa para colaboradores, com a participação de um médico, e uma palestra para usuários.

Já o HMA realizará a programação para os profissionais da unidade no dia 19/11. O Hospital também vai orientar a população sobre o tema no dia 25/11, durante uma ação na Avenida Via Lago, a partir das 17 horas.

Em Palmas, capital tocantinense, o HECC – Hospital Estadual de Combate à Covid-19 e a UTI Covid-19 no Hospital Geral de Palmas farão rodas de conversa e dinâmicas para tirar as dúvidas dos colaboradores sobre saúde masculina.

Pará

Os principais sintomas e formas de tratamento do câncer de próstata serão abordados em rodas de conversa com profissionais da UPA Cidade Nova, em Ananindeua, município da região metropolitana de Belém.

Salvador

Na capital baiana, os Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas realizarão palestras sobre o tema. As unidades dispõem de equipes multidisciplinares completas para o atendimento integral da saúde do homem, travesti, mulher trans e pessoa não binária, inclusive, com médicos urologistas.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.