(61) 2196-7841
CONFIRA ULTIMAS NOTÍCIAS DO

NOSSO BLOG

Imobilização em pacientes traumatizados foi tema de curso promovido pelo ISAC em parceria com o SAMU

O treinamento é uma forma de padronizar o atendimento dos pacientes encaminhados pelo SAMU até a UPA

 

Cerca de 70% dos pacientes atendidos diariamente pelo SAMU em Araguaína, são encaminhados a UPA. Por isso o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) organizou um treinamento em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para falar sobre imobilização em pacientes traumatizados, curativos e bandagens.

 O curso trouxe várias situações e simulações da chegada do paciente encaminhado pelo SAMU até a UPA, entre elas a avaliação inicial dos doentes, intervenções, o que precisa ser feito no momento em que ele chega na sala de emergência, as condutas a serem adotadas para que ele possa se restabelecer o mais rápido possível.

 Responsável pelo treinamento, a enfermeira do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU, Áurea Santos, lembra que essa capacitação é uma forma de padronizar o atendimento.

 “Nossos serviços precisam ter integração. O SAMU é uma unidade de pronto atendimento móvel, já a UPA é fixa. No momento que deixamos o paciente na UPA, ele vai ter a continuidade do tratamento. É importante mantermos a continuidade e a qualidade desse atendimento dos nossos pacientes”, destaca a Áurea.

 A coordenadora de enfermagem da UPA, Maria Anielle Santana, o ISAC destaca a importância do investimento na capacitação dos profissionais. “O treinamento com a equipe da UPA e SAMU serve para aliar aos procedimentos e cuidados com o paciente que são admitidos na Unidade, ao mesmo tempo em que desenvolve suas habilidades e atualizam os conhecimentos”, frisa

 

Equipe ISAC

Author

view all posts