Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

UPA de Araguaína comemora 10 anos com mais de 1,8 milhão de atendimentos

Getting your Trinity Audio player ready...

Assistência ao usuário é focada na humanização, segurança e qualidade do atendimento

“Foi o maior zelo do mundo que eles tiveram com a gente”. A afirmação é do massoterapeuta Fábio Humberto dos Santos, de 52 anos, depois de ser atendido, junto com um familiar que estava em estado grave, na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, em Araguaína, no estado do Tocantins.

“Nós fomos muito bem atendidos pela equipe médica, equipe da recepção e enfermeiros. A gente costuma só reclamar dos serviços prestados, mas, para minha grata satisfação, na UPA, fomos atendidos com qualidade, carinho e segurança. E eu passei a observar que esse atendimento foi para todos os usuários que estavam em busca do serviço”, contou Fábio.

Custeada pela Prefeitura de Araguaína e gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, a unidade completa dez anos neste domingo, 14/11, mesmo dia em que Araguaína celebra 63 anos de fundação.

Atendimentos

Em dez anos de funcionamento, a UPA Anatólio Dias realizou mais de 939 mil consultas médicas e quase 925 mil exames laboratoriais, eletrocardiogramas e raios X.

Focada nas especialidades de Clínica Médica e Pediatria, a unidade realiza cerca de 300 atendimentos por dia, totalizando uma média mensal de 9 mil pacientes. A sua infraestrutura conta com 23 leitos, cinco consultórios, um laboratório e salas de medicação, nebulização, sutura, coleta de exames, raio X e ecocardiograma.

Sivanilda Mariano, diretora administrativa da UPA, destaca que a unidade passou por grandes transformações desde o início da gestão ISAC, todas com foco no atendimento ao usuário.

“Todas as implementações que fazemos aqui, seja na estrutura ou nos processos, têm como objetivo acolher o paciente de forma cada vez mais humanizada. Quando o atendimento é ágil, seguro e eficiente, todos saem ganhando”, afirmou ela.

Melhorias

O ISAC está à frente da gestão da UPA Anatólio Dias Carneiro há quase quatro anos. De lá para cá, diversas melhorias foram implementadas na unidade de urgência e emergência, como a ampliação da sala de espera dos usuários e a criação de duas novas salas de Classificação de Risco.

Nos últimos anos, a UPA também ganhou uma nova farmácia e uma Central de Abastecimento Farmacêutico, área destinada às atividades de recebimento, armazenagem, distribuição e expedição de medicamentos e produtos em serviços de saúde.

Além disso, a unidade foi toda informatizada, o que permite, hoje, inserir informações e registros com mais qualidade para os cuidados clínicos, otimizando tempo e processos e, ainda, aumentando a produtividade dos colaboradores.

Os prontuários também são eletrônicos, o que garante rapidez e segurança no fluxo de informações dos usuários para médicos, enfermeiros e outros profissionais envolvidos na assistência à saúde.

Assistência humanizada

Além de possibilitaram maior agilidade, essas mudanças também contribuem para a humanização do atendimento.

Juciane Vieira vivenciou isso de perto quando levou a filha de nove anos para atendimento na UPA.

“Foi uma aflição tremenda, mas os profissionais ali presentes tiveram todo um acolhimento excelente, tanto a médica, como a equipe da Enfermagem, em especial a técnica Deuza, que foi muito carinhosa e teve toda paciência com minha pequena. Graças a Deus, deu tudo certo! Quero deixar aqui meu agradecimento a toda equipe da UPA pelo excelente atendimento, acolhimento e bons tratos recebidos”, disse Juciane.

Estrutura em crescimento

Waldemar Cardoso, diretor-geral das unidades ISAC em Araguaína, ressalta que todos os investimentos feitos na UPA são frutos de um trabalho conjunto com a Prefeitura Municipal.

“Somos parceiros para ofertar um serviço público de qualidade para a população. Nós do ISAC fazemos a gestão dos recursos e, com base na vivência da unidade, sugerimos os investimentos prioritários. Já o poder público é a base para viabilização dos recursos e todos os demais apoios necessários”, afirma Waldemar.

Avançando

Há dois meses, a Prefeitura de Araguaína anunciou que deve iniciar ainda em 2021 o projeto de ampliação e revitalização da unidade.

As melhorias estão orçadas em R$ 1,1 milhão e preveem a construção de novas instalações, como uma sala de imobilização ortopédica, novos consultórios e aumento no número de leitos e na capacidade da recepção. Também serão adquiridos novos equipamentos hospitalares, de informática e mobília.

Atualmente, a unidade é classificada como porte 2 e tem capacidade de atendimento para uma população de até 200 mil habitantes. O projeto de revitalização e ampliação possibilitará o pleito de porte 3, que tem capacidade de atendimento para uma população de até 300 mil habitantes, conforme estabelecido na Portaria 010/2017 do Ministério da Saúde.

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.